Papa Francisco e presidente Lula conversam sobre paz e meio ambiente

A busca pela paz e a preservação ambiental foram os temas que mais mereceram a atenção do papa Francisco e do presidente Lula no encontro que tiveram nesta quarta-feira (21/06/2023), no Vaticano.

A visita do presidente ao sumo pontífice faz parte da agenda que Lula cumpre na Itália e foi um desdobramento da conversa que os dois tiveram por telefone em 31 de maio, quando Lula ressaltou a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia.

Desta vez, no Vaticano, Lula convidou o papa a fazer uma nova visita ao Brasil, para assistir à tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, no mês de outubro. A primeira viagem internacional do pontífice após assumir o cargo, em 2013, foi para o Rio de Janeiro.

O presidente entregou a Francisco uma gravura da Sagrada Família feita pelo artista pernambucano J. Borges, e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, presenteou o líder da Igreja Católica com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.

O papa Francisco, por sua vez, presenteou o casal com uma obra em bronze, produzida no próprio Vaticano, com a mensagem “A paz é uma flor frágil”. “Estamos em tempos de guerra e a paz é muito frágil”, disse ele ao presidente Lula.

Em seu perfil no Twitter, o presidente Lula agradeceu ao papa “pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz”.

Encontro com líderes de Itália e França

Antes de encontrar o Papa Francisco, Lula se reuniu com líderes italianos, incluindo o presidente Sergio Mattarella, o ex-primeiro-ministro Massimo D’Alema e a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.

A agenda incluiu ainda uma reunião bilateral com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e um encontro com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, um dos políticos estrangeiros a visitar Lula quando ele estava injustamente preso em Curitiba, em julho de 2018.

Nesta quinta-feira (22), Lula viajará para a França, onde tem encontro marcado com o presidente Emmanuel Macron.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading