A um ano de Paris 2024, COI anuncia Jogos Olímpicos de “uma nova era”

Exatamente um ano antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) convidou oficialmente, nesta quarta-feira (26/07/2023), os Comitês Olímpicos Nacionais de 203 países e os seus melhores atletas para participarem da 33ª Olimpíada, que acontecerá entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024 na capital francesa. O presidente do COI, Thomas Bach, disse estar tranquilo quanto ao andamento da preparação.

“Eu estou muito confiante porque passamos dias excelentes em Paris e vimos as obras do Comitê Organizador sob a liderança de Tony Estanguet,” afirmou o presidente do COI, em entrevista à RFI. “Nós sabemos que ele conta com o apoio das autoridades, com o presidente da República e os governos regionais, assim como da cidade de Paris e de outras cidades, e isso nos dá total confiança de que teremos excelentes Jogos em Paris 2024”, comemorou Bach.

“Só em pensar na cerimônia [de abertura] já me dá arrepios”, disse ele, ao relembrar o passado como atleta. O alemão é vencedor do ouro olímpico em 1976 na esgrima. “Se você se colocar no lugar de um atleta que está num barco, no rio Sena, rodeado de milhares de espectadores, isso é algo incrível. Serão momentos que todos, atletas e espectadores, jamais irão esquecer na vida”, completou.

Atualmente em Paris, o presidente do Comitê Olímpico Internacional visitou, na terça-feira (25), o canteiro de obras da Vila Olímpica, em Seine-Saint-Denis, antes de inaugurar o relógio da contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2024 diante da torre Eiffel e de participar de um passeio de barco no Sena.

“Nova era”

Thomas Bach manifestou hoje, novamente, o seu entusiasmo por receber o mundo no que chamou de Jogos Olímpicos e Paralímpicos de uma “nova era”.

“Hoje, a um ano dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, celebramos uma nova etapa nesta grande história olímpica”, disse o presidente do COI. “Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, podemos realmente esperar o advento de uma nova era de Jogos Olímpicos: mais inclusivos, mais jovens, mais urbanos e mais sustentáveis. Estes serão os primeiros Jogos Olímpicos sob o signo da perfeita paridade de gênero”, destacou.

Além do presidente do COI, a cerimônia realizada na sede do Comitê Paris-2024, na cidade de Saint-Denis, periferia de Paris, teve a presença da ministra dos Esportes da França, Amelie Oudea-Castera, personalidades políticas, jornalistas e atletas. O ambiente era festivo e com a participação de delegações estrangeiras. Os discursos trataram sobre o poder do esporte e como os Jogos podem unir as pessoas.

Convites aos atletas

O presidente do COI, Thomas Bach, entregou simbolicamente o convite aos presidentes e representantes dos Comitês Olímpicos Nacionais de 9 países presentes. O primeiro a receber o documento foi o Comitê Olímpico Helênico – a Grécia é o berço dos Jogos Olímpicos – seguido dos países anfitriões da última (Tóquio-2020) e das próximas edições dos Jogos Olímpicos (Lqs Vegas-2028) e dos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem no Senegal, em 2026, bem como à Equipe Olímpica de Refugiados formada pelo COI.

“Os Comitês Nacionais Olímpicos são convidados pelo COI a participar e eu relembro a vocês que a participação é obrigatória quando o país é reconhecido pelo COI”, explica David Lappartient, presidente do Comitê Olímpico e Esportivo Francês. “É um ato formal, mas que fecha um ciclo olímpico e que nos leva aos próximos Jogos Olímpicos”, acrescentou sobre esse momento tão aguardado pelos atletas.

Em seu discurso, Thomas Bach lembrou que há 3.000 anos, a civilização grega “presenteou o mundo com uma competição pacífica” e também lembrou que foi o francês Pierre de Coubertin que restabeleceu os Jogos da era moderna, em sua cidade natal, Paris. Um motivo a mais de orgulho para os donos da casa.

“Somos o berço da renovação dos Jogos Olímpicos, como bem lembrou Thomas Bach aqui hoje”, reagiu Lappartient. “Os Jogos voltam a Paris e isso é muito importante para nós, pois se o renascimento dos Jogos se fez em Paris, com Pierre de Coubertin, esses Jogos vão marcar uma virada em termos de inclusão, de paridade. Haverá um antes e um depois de Paris-2024”, afirmou.

“A cerimônia de abertura é um exemplo. Estamos acostumados a vê-la em um estádio, mas dessa vez será no rio Sena. E há várias novidades como essa. Devemos estar orgulhosos de sermos franceses”, concluiu o presidente do Comitê Olímpico da França.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos (COJO), Tony Estanguet, convidou todos a se sentirem em casa em Paris. E disse estar contando as horas para sediar o maior evento esportivo do mundo.

“Daqui há exatamente um ano, estaremos a algumas horas da cerimônia de abertura, e estaremos todos muito ansiosos”, prevê, destacado que “Paris aceitou o desafio de realizar uma cerimônia de abertura que deve ser única, num cenário único, que é a própria cidade de Paris”.

*Com informações da RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading