Intitulada “A Independência é Feminina”, a conversa literária abriu oficialmente a programação da Feira Literária Internacional de Serrinha (Felis). O ginásio do Colégio Estadual Rubem Nogueira, Espaço Maria Felipa, ficou cheio para prestigiar Jessica Senra, Isabelle Sanches e Maria Eduarda Martins.
Estiveram presentes representantes do poder público, sociedade civil, organizações e movimentos sociais. Para o coordenador da Felis, Alex Menezes, o evento é histórico para a cidade de Serrinha.
“Além de ser a primeira feira literária, é um evento com um tema voltado às celebrações da independência do Brasil na Bahia, com objetivo de comemorar uma luta que teve várias protagonistas mulheres”.
Para o curador da Feira Literária, Ricardo Ishmael, a programação da Felis foi pensada para contemplar o protagonismo feminino, visibilizar a produção literária local e oportunizar a participação juvenil. Segundo o curador, o tema ‘O protagonismo feminino e popular e as liberdades contemporâneas’ dialoga com a história da Bahia e do Brasil.
“Vamos lembrar que o engajamento popular foi fundamental para que consolidássemos, em solo baiano, a independência nacional. Isso só foi possível, ainda que muitos neguem, graças ao protagonismo das mulheres pretas, indígenas e sertanejas. Nosso dever é destacar essa contribuição”, disse.
Representando o governo do estado, o diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), Vladimir Pinheiro, afirmou que o objetivo do governo é de fortalecer a narrativa da importância do processo de independência do Brasil na Bahia.
“O governo vem trabalhando, desde o início do ano, sobre a importância e a necessidade de deixar um legado. De destacar a identidade do nosso povo. E o dois de julho representa a independência do Brasil na Bahia”, afirmou.
Para a primeira dama de Serrinha, Carol Bezerra, que estava representando o município, afirmou que “a prefeitura apoia o evento, porque a Felis montou uma programação que atende a todos os públicos. Prestigia a literatura infantil, adolescente e adulto”.
Durante a manhã, a programação infantil já começou com atividades da Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). Pela tarde, o público pode conferir a contação de História “Infância, família e diversidade”, com as presenças de Deko Lipe e Alexandre Militão, que estiveram no espaço infantil Felisinha Lydia Hortélio. Na oportunidade, o ator, escritor e criador de conteúdo, Deko Lipe, destacou a importância da literatura como ferramenta de trabalho e comunicação.
“Eu encontrei na literatura a forma de expressar o que penso, de dizer o que sinto e espalhar afeto na forma como escrevo”.
No Cine Cariri, o público conferiu o Documentário “Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade”, de produção da TV Bahia, que destaca o papel Maria Felipa, Maria Quitéria, Joana Angélica e João das Botas que lutaram para o processo de independência da Bahia no Brasil.
A primeira noite de programação se encerrou no Palco Musical, na praça Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela com a apresentação da Filarmônica 30 de junho, Isadora Silva e Flávia Marques.
A Feira Literária Internacional de Serrinha (Felis) conta com o apoio do Governo do Estado através da Fundação Pedro Calmon, Secretarias de Cultura (SecultBA), de Educação (SEC) e de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.
Ao longo dos quatro dias, o público vai poder conferir diversas atrações e serviços na praça Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela. Além do Palco Musical e das atividades da Bibex, quem estiver em Serrinha nos próximos dias poderá visitar o espaço Editora Oficial LDM, a Tenda Maria Firmina dos Reis, a Feira Inclusiva, Feira Felis e Exposição de Artes Visuais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




