“Esta pretensão de livro que está sendo elaborado cuidadosamente é mais um registro para meus filhos, netos, colecionadores e amigos. A possibilidade é de aproximadamente 250 folhas. Quando conversava com minha irmã por telefone da intenção do livro, senti pelo tom da voz a dúvida se seria interesse da comunidade? O fato é que todo artista pensa que tem algum legado a deixar para futuras gerações, como tem acontecido com outros artistas. Consciente da pouca perspectiva, mas imbuído da emoção que impulsiona o ego de artista, sigo entusiasmado pela possibilidade. Comecei por onde escritores naturalmente terminam: A capa que é um depoimento do consagrado artista plástico Gil Mário: Artes, Cultura e Trajetória”, com organização de Ligia Motta, que está sendo elaborado para lançamento em breve.
Quilombola em Feira
Dados do Censo Demográfico 2022 relativos à população quilombola em território brasileiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (27/07/2023), o levantamento censitário que gerou, pela primeira vez na história do país, estatísticas oficiais sobre esse grupo étnico, divulgadas em parceria pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Os dados do Censo 2022 revelam que a Bahia tem a maior população autodeclarada quilombola do país, com 397.059 pessoas integrando esse grupo étnico. Isso significa que, no estado, residem aproximadamente três de cada 10 quilombolas brasileiros.
Direitos Humanos
A abertura oficial da Caravana segunda feira,31, às 16h, com a palestra temática “Interiorização da Política Estadual de Direitos Humanos e Acesso à Justiça”, direcionada a gestores municipais e/ou representantes institucionais dos municípios do Portal do Sertão está pauta. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, é quem fará a palestra. Na ocasião, os participantes vão poder apreciar a apresentação cultural do Neojiba – Núcleo de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia, programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH. 923 denúncias e 6.231 violações a grupos vulnerabilizados, sendo o maior número de denúncias recebidas de violações contra crianças e adolescentes (334 casos), seguidas de pessoas idosas (282) e pessoas com deficiências (167).
Confraria
Como ocorre as sextas-feiras, aconteceu almoço da Confraria dos Gastrônomos, que foi presidida interinamente pelo membro titular Alberto Josbel, no restaurante La Celestrina, na Santa Mônica. Participaram de um debate sobre gastronomia com destaque João Veloso e Antonio Carlos Batista Neves.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




