O ecossistema do Rio Passa-Vaca, localizado em Salvador, pode estar enfrentando sérios danos devido a obras de saneamento básico realizadas às margens e no leito do rio. A denúncia foi feita nesta terça-feira (18/07/2023) por moradores do Bairro Patamares, que enviaram fotos e relatos que indicam uma possível construção que afeta o bioma do recurso hídrico nas proximidades da Escola Pan Americana da Bahia.
O Rio Passa-Vaca, cuja nascente está localizada no bairro de São Rafael, atravessa a movimentada avenida Paralela e o bairro de Patamares antes de desaguar no oceano Atlântico. Além disso, o estuário do rio é reconhecido como o último manguezal da orla atlântica soteropolitana, abrigando uma rica biodiversidade e servindo como habitat para diversas espécies de plantas e animais.
A preocupação dos moradores se dá em relação ao impacto ambiental que as obras estão causando no ecossistema fluvial. Segundo relatos, as intervenções da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) estão ocorrendo em áreas sensíveis, incluindo margens e leito do rio, o que poderia resultar em danos irreparáveis à fauna e à flora local.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




