O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, participou do ‘Seminário Estadual Segurança Pública em Perspectiva’, no Ministério Público do Estado da Bahia, junto a integrantes de instituições que compõem os sistemas de Segurança Pública e Justiça. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (13/07/2023) e segue até a próxima sexta-feira (14).
Durante a abertura do seminário, o chefe de Gabinete do MP da Bahia, Promotor de Justiça Pedro Maia, expressou sua alegria em ver o auditório lotado, com chefes e integrantes das diversas instituições dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça e ressaltou que “a presença de todo o sistema no evento representa o comprometimento e o alinhamento com a temática”.
A palestra sobre ‘Dominação de cidades e facções criminosas’, ministrada pelo Promotor de Justiça do MP de São Paulo, Leonardo Romanelli, que coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), abriu as exposições.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), Promotor de Justiça Luís Alberto Vasconcelos, explicou que o seminário abordará temas relevantes voltados à segurança pública em um ambiente de interlocução rico, entre os atores que compõem o sistema, com ênfase na perspectiva de atuação do Estado para os próximos anos. Além disso, buscará fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os integrantes da segurança pública, como peritos, policiais, policiais penais, membros e servidores do MP, Poder Judiciário e Defensoria Pública.
Além dos citados anteriormente, também compuseram a Mesa de Abertura o Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marcus Presídio; o Secretário de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Gonçalves; os Coordenadores dos Centros de Apoio Criminal (Caocrim) e de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), respectivamente, André Lavigne e Tiago Quadros; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo José Coutinho; a Diretora-Geral do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adson Marchesini; e a Delegada-Geral Adjunta Elaine Nogueira.
O evento prossegue até sexta-feira (14) e conta com palestras sobre ‘Investigação de cibercrimes’, pelo Delegado de Polícia de SP, Guilherme Caselli, tendo como mediador o Promotor de Justiça baiano Fabrício Patury e debatedores o Perito Criminal Marcelo Costa e o Delegado de Polícia Jorge Figueiredo; e ‘O uso da tecnologia no combate ao crime organizado’, pelo Promotor de Justiça da Paraíba, Octávio Paulo Neto, como mediador o Promotor de Justiça baiano João Paulo Carvalho e debatedores o Policial Federal Rogério Dourado e o Coronel da PM da Bahia, Augusto Cesar Magnavita. Também será ministrada palestra sobre ‘A importância do planejamento operacional’, com o Tenente-Coronel da PM do Rio de Janeiro, Uirá Ferreira, mediação da Promotora de Justiça da Bahia Aline Cotrim e tendo como debatedores o Comandante-Geral da PM da Bahia, Paulo José Reis Coutinho, e a Delegada-Geral da Polícia Civil baiana, Heloísa Brito.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




