Secretário estadual Felipe Freitas orienta alinhamento técnico institucional de unidade socioeducativa de Feira de Santana 

Nesta sexta-feira (07/07/2023), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, esteve no município de Feira de Santana para realizar a primeira reunião de alinhamento técnico com socioeducadores que atuam em unidades da Fundac, órgão vinculado à pasta. Na ocasião, o gestor também inspecionou as instalações dos três equipamentos existentes no local, dialogou com adolescentes e reforçou o compromisso da Secretaria em fomentar ações que promovam a reinserção social dos educandos, através de ações que promovam a escolarização, educação profissional, dentre outras iniciativas. A reunião foi acompanhada pela diretora geral da Fundac, Regina Affonso, e da assessora especial da SJDH, Urania Santa Babara.

“Nesses últimos dezesseis anos, conseguimos enfrentar problemas muito grandes, como superlotação no sistema socioeducativo, ausência de atendimento em áreas especializadas e questões relacionadas à precariedade estrutural. Seguimos tendo desafios, mas são de outras naturezas, como é o caso da compreensão sobre a diminuição progressiva do número de adolescentes sentenciados, assunto que é hoje uma realidade nacional”, afirmou o secretário.

De acordo com ele, essa nova conjuntura pode se demonstrar favorável, já que evita que adolescentes sejam internados por qualquer motivo. E, com menos jovens, será possível garantir um acompanhamento ainda mais de perto com os jovens que estão no pós-medida, garantindo meios para viabilizar seu reingresso social.

Educação básica e a profissionalização também foram áreas destacadas por Felipe Freitas, durante a reunião. O gestor citou premiações e bons resultados obtidos pelos educandos em avaliações e provas, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e atribuiu as conquistas alcançadas ao trabalho que é desenvolvido por cada socioeducador.

“Precisamos nos atentar na transformação que os nossos esforços podem proporcionar na vida de cada adolescente. Eles são a matéria-prima do nosso trabalho e, por isso, devem ser sempre o centro de nossa preocupação. Estes espaços só existem por causa deles”, disse.

A reunião promoveu, ainda, a integração de colaboradores do Pronto Atendimento (PA) e da Case Juiz Mello Mattos – equipamentos que também funcionam no município.

A diretora geral da Fundac, Regina Affonso, também falou sobre projetos de qualificação profissional voltados aos colaboradores das unidades do órgão, bem como anunciou a realização de mais cursos ainda este ano. “O aprendizado é essencial. É dessa forma que continuaremos oferecendo um atendimento socioeducativo cada vez melhor”, reforçou.

Unidades da Fundac no estado 

Além de Feira de Santana, a Bahia conta ainda com mais três unidades finalísticas em Salvador, sendo uma feminina; uma em Camaçari e outra em Vitória da Conquista. Há ainda instalações voltadas para o atendimento de jovens em semiliberdade em Salvador, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna e Feira de Santana. Um outro Pronto Atendimento também é responsável pelo acolhimento de adolescentes em Salvador. Somando todos os equipamentos, o órgão atende, atualmente, 180 adolescentes e jovens que cometeram atos infracionais.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading