O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou em um evento em Luanda, Angola, que o Brasil retomará seus esforços de investimento no continente africano. A declaração foi feita durante o encerramento de um fórum empresarial que reuniu investidores brasileiros e angolanos, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Angola. Lula enfatizou o compromisso de financiar projetos nos países africanos, especialmente em Angola. Sua fala foi recebida com aplausos e elogios pela plateia.
“Estamos de volta à África para mostrar aos empresários brasileiros e angolanos que estamos de volta de verdade. Vamos retomar os financiamentos para os países africanos, para Angola, que tem sido um ótimo pagador das nossas iniciativas aqui”, declarou o ex-presidente Lula durante o discurso.
Lula ressaltou a importância de fortalecer as relações entre Brasil e África, sugerindo que a presença brasileira no continente nunca deveria ter sido interrompida. O líder político argumentou que a África oferece oportunidades valiosas para o Brasil e que é fundamental explorar essas conexões.
Durante sua visita a Angola, Lula também fez um pronunciamento na Assembleia Nacional e teve um encontro com o presidente angolano, João Lourenço. Além disso, o ex-presidente anunciou uma colaboração para impulsionar o desenvolvimento agrícola em Angola.
O presidente João Lourenço convidou os empresários brasileiros a investirem na África “de maneira audaciosa”, enfatizando as múltiplas possibilidades de negócios no país. Ele listou diversos setores em que os investidores brasileiros poderiam contribuir, incluindo agronegócio, indústria de couro, produção de automóveis, fabricação de equipamentos agrícolas, energia solar, farmacêutica, indústria de madeira, turismo e imobiliário.
O Brasil tem uma parceria estratégica com Angola desde 2010, sendo este o único país do continente, além da África do Sul, com o qual o Brasil mantém esse acordo. A iniciativa busca fortalecer as relações bilaterais e promover o desenvolvimento mútuo.
A viagem de Lula ao continente africano começou na África do Sul para participar da 15ª Cúpula de Chefes de Estado do Brics. Em Angola, ele reforçou o compromisso de cooperação entre os países e ressaltou a importância de explorar o potencial de investimento na África. A visita presidencial continuará em São Tomé e Príncipe, onde Lula participará da Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




