A busca por direitos e cidadania marcou o evento da Caravana de Direitos Humanos realizado em Serrinha e região, promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). Ofertando uma gama diversificada de 18 serviços gratuitos, o mutirão de atendimentos foi realizado no Colégio Estadual Rubem Nogueira, visando atender à população em situação de vulnerabilidade social. Entre os serviços disponibilizados, estavam emissão de Passe Livre Intermunicipal, documentação como RG e Certidão de Nascimento, serviços de saúde, orientação jurídica e atendimento para grupos vulneráveis, como pessoas LGBTQIAPN+. A iniciativa, em parceria com órgãos estaduais e municipais, busca promover cidadania e proteger os direitos de grupos vulnerabilizados, reforçando a importância do acesso à justiça e à igualdade.
Com a ação, a SJDH visa alcançar diversos segmentos vulneráveis, incluindo crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e a população LGBT, proporcionando-lhes serviços que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso. A coordenadora de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos da SJDH, Maria Fernanda Cruz, destacou o propósito da Caravana: “Nossa meta é promover a cidadania e o acesso à justiça para todas as pessoas em todos os territórios do estado”. A busca por serviços como emissão de documentos e atendimento jurídico reflete a importância dessas iniciativas para garantir o pleno exercício da cidadania.
O evento foi bem recebido pelos moradores da região, que puderam aproveitar a comodidade de encontrar diversos serviços em um único local. Carlos Capistrano, morador de Serrinha, destacou a oportunidade de solicitar uma nova carteira de identidade, algo que havia perdido: “Aproveitei a Caravana para solicitar uma nova carteira de identidade porque perdi a minha. Fui bem atendido e agradeço a todos por ter conseguido fazer o documento”. Outra beneficiária, Jade Andrade, aproveitou a ação para retificar seu prenome e gênero, emitir a Certidão de Nascimento e receber atendimento psicológico. Ela enfatizou a eficiência do evento para simplificar processos e facilitar o acesso aos serviços.
A Caravana de Direitos Humanos seguirá sua trajetória ao longo do ano, alcançando outros Territórios de Identidade na Bahia. A próxima parada será em Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, com a oferta de serviços e ações formativas que fortalecem os direitos humanos e a cidadania. A iniciativa ressalta a importância de ampliar o acesso a serviços essenciais e reforçar os princípios de igualdade, respeito e justiça para todos os cidadãos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




