Na manhã desta terça-feira (08/08/2023), a Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana (SESP) tomou medidas para lidar com uma situação de acumulação de lixo dentro de uma residência no bairro Viveiros. O imóvel, localizado na rua Via Pedestre 10, nº 13, foi alvo de uma operação de limpeza após anos de acúmulo de objetos velhos, garrafas, sacos plásticos e retalhos, que encheram uma caçamba.
A acumulação de lixo se estendeu por mais de uma década e foi associada a uma síndrome conhecida como Síndrome de Diógenes. Essa síndrome envolve o acúmulo compulsivo de itens considerados inúteis, muitas vezes por motivos emocionais, tornando-se um problema de saúde pública e de higiene.
O diretor de Limpeza Pública da SESP, João Marcelo Gomes, destaca que o serviço de limpeza é oferecido gratuitamente e pode ser solicitado por meio do aplicativo Fala Feira 156 ou da central telefônica 156. Ele observa que a ação envolve várias secretarias, incluindo a Saúde, que pode encaminhar o acumulador para tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A acumulação de lixo, além de causar problemas sanitários, pode atrair pragas e até mesmo representar riscos de incêndio, destacou João Marcelo. A limpeza realizada não apenas aborda o problema de higiene imediato, mas também busca oferecer suporte e encaminhamento para aqueles que sofrem com a Síndrome de Diógenes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




