Uma nova fase de supervisão e diálogo entre a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba Neoenergia), e a Assembleia Legislativa (ALBA) do estado se inicia com a instauração da Subcomissão da COELBA. Composta por seis deputados estaduais da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a subcomissão tem a coordenação a cargo de Robinson Almeida e conta com Tiago Correia, Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira como membros titulares, e Penalva e Pedro Tavares como suplentes.
Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, esclareceu que a subcomissão não visa a uma “caça às bruxas”, mas sim um monitoramento construtivo da execução do contrato da COELBA, assim como das demandas e investimentos represados que têm afetado consumidores residenciais e o setor produtivo na Bahia.
Salles destacou:
“Estamos coletando demandas da população, gestores públicos e representantes do setor industrial, comercial e de serviços. Vamos conduzir um trabalho técnico, estabelecendo um canal adicional entre a sociedade civil e a Assembleia Legislativa da Bahia.”
O contrato público da COELBA está programado para encerrar em 2027, porém, a partir de 2024, a empresa tem o direito de solicitar uma renovação de 30 anos, com o governo federal tendo 18 meses para responder. A subcomissão estabeleceu um prazo de 12 meses para conduzir suas atividades.
“Vamos coletar informações junto ao PROCON, ao conselho de consumidores da COELBA, à UPB (União dos Municípios da Bahia) e ao governo estadual, relativas às demandas e reclamações oficiais”, explicou o deputado Robinson Almeida.
Ele adicionou que, posteriormente, haverá uma reunião com a COELBA para solicitar prazos de resposta para as dificuldades enfrentadas pelos consumidores.
A iniciativa da subcomissão é um reflexo do compromisso das autoridades legislativas em promover uma relação mais transparente e colaborativa entre as empresas concessionárias de serviços públicos e os cidadãos. A criação desse canal de diálogo técnico demonstra a vontade de abordar as preocupações dos consumidores e trabalhar na melhoria contínua dos serviços prestados pela COELBA.
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