Nesta quinta-feira (21/09/2023), a juventude de diversos municípios da Bahia se reuniu na capital, Salvador, para compartilhar ações inspiradoras desenvolvidas em suas comunidades. O objetivo é combater os impactos das mudanças climáticas e promover a alimentação saudável. Esse encontro faz parte das atividades do Selo UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância implementada na Bahia pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC). O evento ocorreu das 9 às 16 horas na UNIFTC, localizada na Av. Luís Viana Filho, 8812, Paralela.
A reunião marcou o encerramento da Gincana NUCAS Pelo Clima e Pela Alimentação Saudável, uma iniciativa lúdica e educativa que incentiva meninos e meninas integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) de municípios que fazem parte do Selo UNICEF a realizarem ações práticas de intervenção e educação socioambiental, bem como a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Durante o evento, os NUCAS que se destacaram nessas ações serão reconhecidos simbolicamente como “guardiões do planeta”.
Durante a gincana, os participantes se envolveram em uma série de atividades, que incluíram desde o mapeamento de ações contribuintes das mudanças climáticas até a execução de medidas destinadas a reduzir os riscos de desastres ambientais e a insegurança alimentar e nutricional. Além disso, eles plantaram mudas nativas e frutíferas, contribuindo para o meio ambiente e a saúde.
Joilda Aquino, coordenadora do Selo UNICEF nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais e coordenadora de projetos do CDJBC, enfatizou a importância do evento:
“Este evento representa uma oportunidade única para conhecer as ações de jovens líderes que estão desempenhando papéis significativos em suas comunidades, trabalhando com dedicação para criar um futuro sustentável e promover a conscientização em prol de um mundo mais verde e saudável.”
O evento também contou com a participação de representantes do UNICEF, que abordaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutiram as possibilidades de continuidade das ações desenvolvidas durante a gincana pelo clima.
O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa fortalecer as políticas públicas municipais relacionadas a crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma voluntária, os municípios se comprometem a priorizar a agenda de políticas públicas em prol da infância e adolescência. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudam o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.
Os Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAS) são espaços destinados a promover a participação ativa de meninos e meninas, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e planejamento. Os NUCAS fazem parte da metodologia do Selo UNICEF, e todos os municípios participantes criaram pelo menos um NUCA, composto por pelo menos 16 adolescentes. Nesta edição, os temas de atuação dos NUCAS incluem mudanças climáticas, prevenção da gravidez na adolescência, combate ao racismo e às violências, empoderamento das meninas e igualdade de gênero.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




