Conselho de Comunicação do Congresso Nacional debate sustentabilidade e Liberdade de Imprensa

O Conselho de Comunicação Social do Senado realizou uma reunião nesta segunda-feira (04/09/2023), na qual foram debatidos temas para o setor de comunicação e jornalismo no Brasil. Entre os assuntos em destaque, a sustentabilidade do setor e a liberdade de imprensa foram os pontos centrais das discussões.

Uma das principais decisões tomadas pelo Conselho foi a promoção de uma audiência pública, prevista para acontecer em novembro, com o objetivo de discutir a sustentabilidade do setor de comunicação. Integrantes do grupo ressaltaram a necessidade de explorar formas de financiamento público para o jornalismo, que atualmente depende principalmente da publicidade governamental e empresarial.

A conselheira Maria José Braga, representante da categoria dos jornalistas no colegiado, enfatizou a importância desse debate, destacando que o jornalismo não possui financiamento público direto, como ocorre com o setor audiovisual. Ela afirmou: “Precisamos colocar esse debate muito claramente como uma possibilidade concreta de garantir o direito do cidadão e da cidadã à informação de qualidade.”

A crise enfrentada pelo setor, especialmente após a “pulverização publicitária” causada pela internet, também foi ressaltada como um desafio a ser enfrentado.

Outro tópico de relevância discutido pelo Conselho foi a possibilidade de realizar uma audiência pública para debater a TV 3.0, conhecida como a “TV do futuro”. Esta tecnologia promete substituir a TV digital, oferecendo maior qualidade de imagem, áudio e interatividade na TV aberta. A previsão é que o padrão seja definido a partir de 2024 e que os novos aparelhos sejam fabricados com essa nova tecnologia a partir de 2025.

Além disso, o Conselho aprovou a criação de duas comissões temáticas: uma dedicada à análise de projetos relacionados à publicidade e outra focada na liberdade de imprensa. A última, sugerida por Maria José Braga, busca promover e proteger a liberdade de expressão e a atuação jornalística no país. A ideia é que essas comissões analisem os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado que tenham relação com seus temas de interesse, contribuindo de forma mais aprofundada para o debate.

Um momento importante da reunião foi a decisão de enviar uma manifestação de repúdio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, em relação ao tratamento recebido pelo repórter fotográfico Lula Marques, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Maria José Braga relatou que o trabalho do repórter foi cerceado pela presidência da comissão, levando à revogação de sua credencial de acesso. A justificativa foi a alegação de violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) quando o profissional fotografou a tela do celular de um parlamentar. Lula Marques recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading