O planeta Terra acaba de enfrentar o trimestre mais quente já registrado, conforme revelado por um novo estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Serviço de Alterações Climáticas Copérnico. As temperaturas da superfície do mar atingiram níveis sem precedentes, enquanto as condições climáticas se tornaram extremas. O relatório destaca a intensificação das mudanças climáticas e o aumento das ondas de calor, com impactos na qualidade do ar, na saúde humana e no meio ambiente.
Os efeitos das ondas de calor extrema são agravados por incêndios florestais e pela poeira do deserto, causando sérias preocupações. Especialistas climáticos alertam que ainda é possível reverter essa tendência alarmante, mas requer um aumento significativo nos esforços de mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
O climatologista Álvaro Silva enfatiza a importância da ação climática e da redução das emissões como medidas cruciais para conter o aumento das temperaturas globais. Ele destaca que a ambição na mitigação dos gases de efeito estufa é essencial para combater essa tendência crescente de aquecimento global.
Os cientistas envolvidos na pesquisa observaram um aquecimento generalizado em toda a bacia oceânica e um aumento nas ondas de calor marinhas. Além disso, a extensão do gelo marinho na Antártica permanece em níveis recordes para esta época do ano, enquanto o gelo marinho do Ártico fica abaixo da média, embora não tenha atingido o recorde mínimo de agosto de 2012.
O relatório reforça a necessidade urgente de ação global para enfrentar as mudanças climáticas e destaca que o “colapso climático” já está em andamento. O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que não há tempo a perder e que é possível evitar as piores consequências do caos climático.
Além disso, um relatório anterior da OMM e do Met Office do Reino Unido indicava uma probabilidade de 98% de que pelo menos um dos próximos cinco anos seja o mais quente já registrado. Portanto, a pressão para reduzir as emissões e tomar medidas significativas contra as mudanças climáticas é mais urgente do que nunca.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




