O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Mark Rutte, primeiro-ministro dos Países Baixos, após o encerramento da 18ª Cúpula do G20, realizada em Nova Delhi, na Índia. Durante o encontro bilateral, os líderes discutiram a Cúpula do G20, as prioridades do Brasil durante sua presidência do grupo a partir de dezembro de 2023 e as relações comerciais entre os dois países.
Mark Rutte expressou entusiasmo pelas prioridades do Brasil, que incluem o combate à fome, pobreza e desigualdade, a transição energética e o desenvolvimento sustentável. Ele também destacou o interesse dos Países Baixos em participar da Cúpula do G20 no Brasil e em auxiliar as forças-tarefa do grupo.
Lula ressaltou a importância do documento “Mapa do Caminho”, discutido durante a visita de Rutte a Brasília em maio, como marco nas relações bilaterais. A transição energética foi outro tema central, com foco em biocombustíveis para o setor marítimo e hidrogênio de baixa emissão.
As mudanças climáticas também foram discutidas, com o presidente Lula enfatizando a necessidade de ações mais eficazes dos países desenvolvidos para combater as mudanças climáticas. Além disso, os líderes abordaram o acordo em construção entre o Mercosul e a União Europeia, com Lula enfatizando a importância de um acordo equilibrado que contribua para a reindustrialização do Brasil.
A relação comercial entre Brasil e Países Baixos foi um tópico importante, com destaque para a escolha da Embraer para fornecer aeronaves para a Força Aérea dos Países Baixos. O comércio bilateral em 2022 totalizou 14,7 bilhões de dólares.










Deixe um comentário