O I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, realizado na última sexta-feira (29/09/2023) em Salvador, teve como destaque as Policlínicas Regionais de Saúde da Bahia. Com mais de 4 milhões de atendimentos registrados nas 25 unidades, o projeto se tornou um modelo a ser seguido em todo o Brasil, segundo anúncio do Ministério da Saúde.
O evento contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, da secretária da Saúde, Roberta Santana, e diversas outras autoridades, incluindo gestores, coordenadores, presidentes de consórcios e profissionais de saúde. As discussões giraram em torno das iniciativas bem-sucedidas das 23 policlínicas no interior e das duas na capital, que atendem nas 28 regiões de saúde da Bahia. No total, são 24 consórcios responsáveis pela manutenção das policlínicas, em parceria com o Governo do Estado.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a trajetória de sucesso do projeto e anunciou a entrega de mais uma policlínica em Ilhéus até o final do ano, com planos para mais seis unidades. Ele também revelou que o projeto das policlínicas entrou no Novo PAC Seleções, que financiará a construção de 90 unidades similares em todo o Brasil.
Atualmente, 411 dos 417 municípios da Bahia fazem parte dos consórcios, com Porto Seguro sendo o mais recente integrante. Com mais de 4 milhões de atendimentos e exames realizados, as policlínicas têm se destacado pela regionalização dos serviços de saúde e pela ampliação do acesso da população a serviços médicos de qualidade, mais próximos de suas residências.
Durante o evento, o governador anunciou um aumento nos repasses estaduais para os consórcios e informou que o Governo Federal também contribuirá com a gestão orçamentária das policlínicas. Além de financiar a construção e aquisição de equipamentos, ônibus e vans, o Governo do Estado agora custeia 50% da operação, um aumento em relação aos 40% anteriores. O Ministério da Saúde também passou a enviar verbas para apoiar os consórcios, resultando em descontos significativos para os municípios, de cerca de 40% a 50%.
Como parte do fórum, ocorreu a primeira edição do Prêmio Melhores Práticas dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde do Estado da Bahia, que destacou iniciativas das policlínicas de Ribeira do Pombal, Guanambi, Barreiras, Itabuna e Teixeira de Freitas. A unidade de Guanambi foi a grande vencedora, com seu projeto “Fios de Amor”, que transforma doações de cabelos em perucas para mulheres com câncer de mama, além de realizar a venda de rifas para a criação de um banco de perucas, contribuindo para a melhoria da autoestima das pacientes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




