Queijo e iogurtes baianos conquistam três medalhas de bronze no Mundial do Queijo de Tours, na França

A Bahia continua a consolidar sua posição como produtora de queijos e iogurtes de alta qualidade, agora conquistando três medalhas de bronze durante edição 2023 do Mundial do Queijo de Tours, na França. Este evento é considerado um dos mais importantes do mundo para os laticínios, e a Bahia impressionou os jurados com suas criações.

O queijo Coração de Massapê, da Fazenda Licurizal em Santanópolis, recebeu uma das medalhas de bronze, enquanto os iogurtes de Licuri e Umbu, da Morrinhos Artesanais em Tanquinho, garantiram as outras duas. O concurso, realizado a cada dois anos, avaliou uma variedade de quesitos, incluindo aparência, aroma, sabor, textura e equilíbrio, com mais de 1600 produtos participando e 250 jurados avaliando.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, elogiou os resultados e enfatizou a qualidade dos produtos lácteos artesanais feitos no estado. Ele destacou a importância de apoiar os pequenos produtores e fortalecer o setor, buscando certificações para expandir a comercialização desses produtos em toda a Bahia.

O queijo Coração de Massapê, premiado, é produzido por João Campos, que representa a terceira geração de queijeiros de sua família e enfatiza a sustentabilidade e a ausência de resíduos químicos em seu processo de produção. Conceição Mascarenhas, responsável pelos iogurtes da Fazenda Morrinhos Artesanais, destacou que os resultados validam a qualidade de seus produtos, que são feitos com polpas de frutas e não contêm corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais.

Esses prêmios são um testemunho do crescimento da indústria de laticínios artesanais na Bahia e da qualidade dos produtos que estão sendo produzidos, ganhando reconhecimento internacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading