A Santa Casa de Feira de Santana, uma instituição filantrópica sediada na Bahia, está mais uma vez no centro das atenções após receber a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para quatro novos programas de Residência Médica. Com a conquista, a instituição fortalece sua posição como o maior centro de formação da macrorregião centro-leste da Bahia, oferecendo cursos em oito áreas essenciais para a assistência à população.
Nesta terça-feira (05/09/2023), o MEC anunciou a autorização para a implantação de programas de Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica e Endoscopia. Esses novos programas se juntam às residências já existentes em Cardiologia, Ortopedia, Administração em Saúde e Clínica Médica, que foram inauguradas no início deste ano.
A aprovação dos programas foi recebida com entusiasmo pela comunidade médica e pelos residentes atuais da Santa Casa. Joanna Amália Dias, residente de Cardiologia na instituição, destacou a importância da diversificação das áreas de residência. Ela enfatizou que “a interação com residentes de outras áreas fomenta a discussão de casos interdisciplinares, o que implica na melhoria da assistência ao paciente”.
A Santa Casa de Feira de Santana é conhecida por sua equipe de excelência, que atua principalmente nas áreas de alta complexidade. Seu corpo clínico possui experiência e formação destacadas em toda a região Nordeste. Além disso, a orientação personalizada dos preceptores que atuam nos programas de Residência Médica e a discussão de casos clínicos reais enriquecem a formação dos residentes, preparando-os para uma prática médica sólida e diversificada.
O Dr. Rodrigo Matos, provedor da instituição, enfatizou o investimento estratégico realizado pela Santa Casa para viabilizar a implantação das residências médicas. Ele observou que “a implementação desses programas de ensino impacta diretamente em todos os níveis gerenciais e assistenciais da instituição, colocando-a em posição de destaque em qualidade e produtividade”.
A meta inicial da instituição era implantar quatro programas de residência médica até o final de 2025, um objetivo considerado ambicioso. O Dr. Matos destacou que essa conquista é fruto do engajamento da gestão administrativa e da equipe médica, e reflete a qualidade dos serviços e o compromisso contínuo da Santa Casa de Feira de Santana em ser uma referência em educação médica na Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




