A Bahia se tornou um exemplo internacional de ampliação e regionalização da rede hospitalar, com mais de R$ 55 bilhões investidos em obras, equipamentos e recursos humanos na área da saúde nos últimos anos. Somente em 2023, o governador Jerônimo abriu mais de 600 novos leitos na rede estadual, privada e filantrópica, direcionados para regulação de urgência e emergência, bem como cirurgias eletivas, com um investimento de mais de R$ 2,6 bilhões.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou esses avanços durante o fórum internacional “Gastos Inteligentes em Saúde”, realizado em Washington, nos Estados Unidos, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Bahia foi o único estado brasileiro convidado a compartilhar suas experiências de sucesso no evento.
Outro destaque da Bahia é o registro de preço compartilhado de medicamentos, que já conta com a adesão de 380 municípios dos 417 existentes no estado. Esse sistema permite às prefeituras economizarem até 60% na aquisição de medicamentos essenciais. A secretária explicou que o modelo envolve uma única licitação de cerca de 300 medicamentos da assistência farmacêutica básica listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), garantindo preços mais baixos e maior autonomia na gestão de medicamentos pelos municípios. Entre os medicamentos incluídos estão anti-hipertensivos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e antidiabéticos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




