A Mina Pedra de Ferro, localizada no município de Caetité, Bahia, e operada pela BAMIN, está avançando em seu compromisso com a sustentabilidade por meio de investimentos em uma operação mais ecológica. A usina de beneficiamento de minério de ferro passou por uma adaptação importante, agora funcionando exclusivamente com uma fonte de energia 100% elétrica, eliminando o uso de motores movidos a combustíveis fósseis. Essa iniciativa prevê uma redução de 254,4 toneladas de CO² até o ano de 2023 em comparação com o ano anterior.
A diretora de ESG, Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades e Comunicação Corporativa da BAMIN, Rosane Santos, enfatiza a importância desse marco e a dedicação das lideranças da empresa à busca de operações sustentáveis. Ela destaca o compromisso da BAMIN em adotar as melhores práticas de proteção dos recursos naturais e contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades locais.
Operacional desde 2021, a Mina Pedra de Ferro representa um dos maiores e mais sólidos projetos de mineração da Bahia, com capacidade atual instalada para produzir dois milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A partir de 2027, a capacidade operacional do projeto aumentará para 26 milhões de toneladas anuais, quando o corredor logístico FIOL 1-Porto Sul estiver plenamente operacional. O diretor de Operações da empresa, Fernando Carneiro, enfatiza o compromisso contínuo com a mineração eficiente, segura e sustentável.
Além dos investimentos em performance operacional, a Mina Pedra de Ferro já oferece ao mercado internacional um produto focado no compromisso global de descarbonização. A BAMIN extrai e beneficia minério de ferro de alta qualidade, conhecido como hematita, que é fundamental para a indústria, uma vez que exige menos calor durante o processo de siderurgia, resultando em emissões de carbono significativamente reduzidas. A diretora de Sustentabilidade da BAMIN destaca como as siderúrgicas buscam minérios de alta qualidade e estáveis para produzir aço com um selo verde, cumprindo suas metas de sustentabilidade.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




