Em meio a um cenário global de desaceleração econômica, o Brasil recebe boas notícias no campo financeiro. Segundo o mais recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) intitulado “Panorama Econômico Mundial”, divulgado na terça-feira (10/10/2023), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está projetado para crescer 3,1% em 2023. Este aumento de 1 ponto percentual em relação à estimativa anterior, que foi divulgada em julho, aponta para uma perspectiva mais otimista da economia do país.
O Brasil, contrariando a tendência global de desaceleração econômica, está preparado para superar a média do planeta, que teve sua previsão de crescimento revisada para baixo, passando de 3,5% para 3%. Além disso, o FMI também melhorou as projeções para 2024, prevendo um crescimento de 1,5% para o Brasil, enquanto reduziu levemente a projeção global para 2,9%. As estimativas mais favoráveis para o Brasil foram anunciadas durante a reunião conjunta do FMI e do Banco Mundial, que ocorreu nesta semana em Marrakech, no Marrocos.
O relatório do FMI destacou três principais fatores que impulsionaram a melhoria das estimativas econômicas para o Brasil. Primeiramente, a “agricultura dinâmica” e a resiliência dos “serviços” no primeiro semestre, aliados à manutenção de um consumo robusto devido aos estímulos fiscais, contribuíram para o desempenho econômico superior em relação às estimativas iniciais.
Apesar das projeções otimistas, o FMI também destacou riscos em potencial para a economia brasileira. O órgão mencionou a persistente inflação e o alto endividamento das famílias como fontes de preocupação, juntamente com a falta de espaço fiscal para prioridades de gastos e riscos associados às mudanças climáticas.
As projeções do FMI estão alinhadas com as estimativas do governo brasileiro. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda prevê uma expansão de 3,2% da economia brasileira em 2023 e 2,3% em 2024. O Banco Central também apresentou suas projeções no último Relatório de Inflação, prevendo um crescimento de 2,9% do PIB em 2023 e 1,8% em 2024.
De acordo com a pesquisa semanal do Banco Central com instituições financeiras, o boletim Focus, os analistas de mercado projetam um crescimento de 2,92% no PIB brasileiro para este ano e uma expansão de 1,5% em 2024.
O relatório do FMI também abordou a América Latina, destacando que o Brasil e o Chile estão entre as economias da região que mais flexibilizaram suas políticas monetárias após dois anos de aperto nos juros. Para a América Latina e o Caribe, o Fundo Monetário Internacional revisou sua previsão de crescimento de 1,9% para 2,3%, principalmente devido à recuperação nos preços das commodities, que são produtos primários com cotações internacionais, após uma queda em relação ao ano anterior.
No cenário global, o FMI observou que a economia mundial está se recuperando dos impactos da pandemia de COVID-19 e da guerra na Ucrânia, mas ressaltou que o crescimento ainda está aquém do padrão histórico. É importante notar que essas projeções foram feitas antes do recente conflito entre Israel e o grupo Hamas, o que poderá criar novas instabilidades no cenário internacional caso os ataques continuem.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




