No último domingo (15/10/2023) e segunda-feira (16), rumores circularam sobre um suposto plano israelense de atacar Gaza com bombas aéreas JDAM, o que levaria à destruição total da cidade. As informações foram divulgadas pelo jornalista norte-americano Seymour Hersh em sua página na plataforma Substack, citando fontes não identificadas. Entretanto, o governo de Israel negou veementemente as alegações, afirmando que não há planos de um ataque desse tipo em Gaza.
Seymour Hersh, conhecido por suas investigações premiadas sobre crimes militares dos EUA no Vietnã e Iraque, escreveu que “o planejamento atual sugere que um ataque com JDAM, se aprovado, aconteceria já no domingo ou na segunda-feira, conforme a eficácia da expulsão forçada da cidade de Gaza e do sul, com uma invasão terrestre imediata em seguida”.
Contudo, o governo israelense divulgou uma declaração oficial rejeitando as alegações de Hersh como “infundadas e irresponsáveis”. O porta-voz do governo, Avi Shalev, afirmou que Israel está comprometido com uma solução pacífica e diplomática para a situação em Gaza.
Adicionalmente, Israel está buscando o apoio do Catar e do Egito para financiar um acampamento destinado a acomodar refugiados na fronteira. Estas negociações estão ocorrendo em meio às alegações de corrupção envolvendo o senador norte-americano Robert Menendez e autoridades egípcias de alto escalão.
O recente aumento das tensões na região, com ataques sem precedentes do Hamas a partir da Faixa de Gaza, levou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a declarar um estado de guerra. O governo israelense também ordenou a convocação de um número recorde de 300 mil reservistas em resposta à escalada dos conflitos.
A situação permanece volátil, e as alegações de um possível ataque com bombas JDAM em Gaza continuam a ser debatidas internacionalmente.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




