As Nações Unidas emitiram um apelo urgente a Israel, solicitando que seja revogada a ordem de evacuação da área palestina de Wadi Gaza, que impactaria mais de 1 milhão de palestinos, incluindo crianças, idosos e doentes. As Nações Unidas temem que essa ação leve a uma “situação calamitosa” devido à falta de segurança em meio aos confrontos em curso na região.
A ordem de evacuação foi anunciada pelas autoridades israelenses na quarta-feira e provocou grande preocupação entre os palestinos, visto que um deslocamento de tal escala sem garantias de segurança poderia ter “consequências humanitárias arrasadoras”, de acordo com a ONU.
A Agência da ONU para Refugiados Palestinos (Unrwa) pediu uma proteção reforçada aos civis em toda a Faixa de Gaza e instou as partes envolvidas no conflito a permitir um acesso humanitário imediato e desimpedido à população, incluindo mulheres e crianças.
Os recentes bombardeios na densamente povoada Faixa de Gaza agravaram a situação humanitária, com mais de 423 mil pessoas já deslocadas desde 7 de outubro. A Unrwa oferece abrigo, alimentos básicos, medicamentos e apoio a mais de 270 mil deslocados.
O comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarini, expressou grande preocupação com a dimensão e velocidade da crise humanitária, afirmando que a Faixa de Gaza está rapidamente se tornando um lugar insustentável.
Enquanto a ONU pede um corredor humanitário seguro, o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, lamenta o aumento de discursos de ódio antissemitas e islamofóbicos em diversos países em decorrência do conflito israelo-palestino.
Nesta sexta-feira (13/10/2023), o Escritório da ONU para os Assuntos Humanitários solicitou US$ 294 milhões para apoiar 1,26 milhão de pessoas em Gaza e na Cisjordânia, com o objetivo de evitar o colapso das reservas de itens essenciais.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




