A chegada da primavera no Brasil é mais do que flores desabrochando e temperaturas agradáveis. É uma temporada de transição climática significativa, marcada pela convergência de umidade da Amazônia, que define o período chuvoso em várias regiões do país. Enquanto o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte aguardam alívio com as chuvas, essa estação também pode trazer desafios, como inundações e deslizamentos.
A primavera de 2023, que ocorre de 23 de setembro a 22 de dezembro, traz particularidades devido ao predomínio do fenômeno El Niño, em contraste com o La Niña do ano anterior. A seca na Amazônia é uma das consequências, enquanto o sul do Brasil enfrenta um cenário chuvoso. Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), alerta para os riscos associados a esse período e orienta as pessoas a estarem preparadas.
“Este é um período crítico para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e partes do Nordeste. Um volume mais elevado de chuvas pode trazer impactos significativos e riscos à segurança das pessoas”, observa Schnorr. Ele enfatiza a importância de estar atento a informações oficiais da Defesa Civil e a consciência sobre áreas de risco em sua região.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) fornecem um prognóstico climático para a primavera em várias regiões do Brasil. Espera-se chuvas irregulares no Centro-Oeste e temperaturas acima da média. Na região Sudeste, algumas áreas podem enfrentar chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas. O Sul prevê chuvas acima da média, enquanto o Nordeste e o Norte enfrentam chuvas abaixo da média, com temperaturas mais altas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




