A Operação Voltando em Paz, conduzida pelo Governo Federal, continua sua missão de resgatar brasileiros que desejam deixar a zona de conflito no Oriente Médio. Neste sábado (14/10/2023), um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira partiu do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, Israel, às 11h55 (horário de Brasília), transportando 215 passageiros. O destino é o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com previsão de aterrissagem para 1h45 da madrugada de domingo, 15/10.
O grupo de resgatados inclui nove bebês de colo e 16 animais de estimação, sendo que sete deles viajam na cabine de passageiros e nove estão sendo transportados no porão da aeronave. Com a adição deste quinto voo, o total de brasileiros que retornou ao Brasil ou está em trânsito desde o início da Operação Voltando em Paz chega a 916 passageiros, juntamente com 24 animais de estimação.
O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, explicou que sua equipe está mobilizada 24 horas por dia para garantir o retorno de todos os brasileiros que desejam voltar ao Brasil. O governo prevê um total de 15 voos para trazer todos os interessados de volta, seguindo a ordem do presidente Lula.
A operação teve início em 7 de outubro, após os atentados terroristas em Israel que resultaram em um conflito armado de grande escala. Em resposta, o governo brasileiro criou um gabinete de crise no mesmo dia, acionando as embaixadas em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (Palestina). Um formulário online foi utilizado para identificar os brasileiros em dificuldade, com prioridade dada a brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças.
O governo também forneceu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o Aeroporto de Tel Aviv. Até agora, os voos de resgate aterrissaram em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e as aeronaves continuam indo e vindo para garantir o retorno de todos.
No entanto, um grupo de brasileiros na região palestina do conflito ainda aguarda a repatriação. Uma aeronave da Presidência da República está em Roma, Itália, aguardando para se deslocar para o Egito, a fim de realizar o resgate desses brasileiros. Até o momento, a operação continua unindo esforços com autoridades de Palestina, Egito e Israel para garantir a segurança do grupo.
As tripulações dos voos de repatriação contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos para fornecer assistência não apenas à saúde física, mas também à saúde mental dos passageiros, devido à tensão enfrentada em situações de conflito armado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




