Após fim da onda de calor, chuvas retornam à parte central do Brasil

Meteorologistas preveem o retorno das chuvas na região central do Brasil após o fim da onda de calor.
Meteorologistas preveem o retorno das chuvas na região central do Brasil após o fim da onda de calor.

Com o encerramento da intensa onda de calor que atingiu a região central do Brasil desde o dia 8 de novembro, as chuvas estão de volta até quarta-feira (22/11/2023), conforme destaca a meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações se apresentarão na forma de tempestades, acompanhadas por pancadas de chuva, trovoadas isoladas, rajadas de vento e a possibilidade de queda de granizo.

Apesar das temperaturas mais amenas, especialmente do Centro ao Norte do país, a meteorologista alerta que as temperaturas permanecerão elevadas. A chegada de um sistema de alta pressão atmosférica no início da semana contribuirá para um clima mais quente, especialmente nas regiões Sul e Nordeste.

No Sul do Brasil, um sistema frontal traz chuvas isoladas para o Paraná, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina experimentam tempo bom e temperaturas mais altas devido à circulação de uma alta pressão. No Nordeste, um anticiclone favorece o tempo aberto, com áreas específicas apresentando condições críticas devido a temperaturas próximas aos 40°C e umidade abaixo de 20%.

Na quinta-feira (23), está prevista a formação de uma frente fria, promovendo chuvas significativas, com acumulados superiores a 80 mm em locais como nordeste de Santa Catarina, norte do Paraná e regiões sul e central de Mato Grosso do Sul. Essa frente fria também deverá levar chuvas a São Paulo. Na sexta-feira (24), as chuvas se concentrarão no oeste de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul, além da Região Norte do país.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137200 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário