Pela primeira vez na história, a temperatura média global excedeu os 2ºC em relação aos níveis da era pré-industrial, ultrapassando o limite estabelecido no Acordo de Paris. O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) da União Europeia divulgou que, na última sexta-feira (17/11/2023), a temperatura média global atingiu 2,07ºC acima dos padrões pré-industriais. O pacto global, que visa limitar o aquecimento global a 1,5ºC, enfrenta uma realidade alarmante.
O Acordo de Paris, em vigor desde 2016, estabeleceu metas ambiciosas para evitar consequências extremas das mudanças climáticas. No entanto, a marca de 2ºC foi superada, indicando riscos crescentes de eventos climáticos devastadores. A preocupação aumenta com relatórios recentes da ONU e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), indicando que o mundo está longe de alcançar as metas do acordo.
Especialistas instam os países a reduzirem drasticamente as emissões de gases de efeito estufa para evitar desastres climáticos iminentes. Atualmente, o mundo está cerca de 1,2ºC mais quente em comparação com a era pré-industrial, e a previsão é que 2023 seja o ano mais quente da história.
O primeiro dia a superar a meta de 2ºC faz parte de uma série de registros preocupantes deste ano, com outubro marcando o mês mais quente globalmente já registrado. O Relatório Anual de Lacuna de Emissões 2023 destaca que, se as ações atuais persistirem, a temperatura global pode aumentar em 2,9ºC até 2100, tornando algumas regiões inabitáveis.
*Com informações da DW.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




