Mais de um mês após os intensos ataques entre o Hamas e Israel, a Agência da ONU para a Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa) registra um trágico recorde: 92 trabalhadores humanitários perderam a vida durante o conflito. A ONU declara que este é o maior número de mortes de profissionais humanitários em um único conflito na história da organização.
As duas últimas vítimas foram confirmadas após a queda de um projétil no pátio de uma escola em Khan Younis, ao sul da Faixa de Gaza, que abrigava mais de 5 mil deslocados internos. Desde o início dos confrontos, quase 1,5 milhão de pessoas foram deslocadas na Faixa de Gaza, e as instalações da Unrwa, que abrigam 730 mil deslocados, tornaram-se alvos trágicos.
A crise humanitária na região também se reflete nas questões econômicas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, desde o início do conflito, 182 mil postos de trabalho foram fechados na Faixa de Gaza, representando uma queda de 61% nas vagas disponíveis. A Cisjordânia também enfrenta uma taxa alarmante de desemprego, afetando cerca de 24% dos trabalhadores.
Diante deste cenário, a OIT propõe um programa de resposta em três etapas para mitigar o impacto na população. Inclui a criação imediata de empregos, suporte emergencial aos meios de subsistência, recolha de dados para análise de impacto e, por fim, medidas intensivas de recuperação, visando a reconstrução do mercado de trabalho e da infraestrutura afetada.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




