Gaza já tem mais civis mortos do que em todo o conflito na Ucrânia, diz premiê da Palestina

O primeiro-ministro palestino, Mohamed Shtaye, trouxe à tona a devastadora situação em Gaza durante sua participação na conferência de Paris sobre a situação humanitária no enclave palestino. Com um número de mortos que alcança os cinco dígitos, Shtaye afirmou que “o que Israel está fazendo não é uma guerra contra o Hamas, é uma guerra contra todo o povo palestino”.

O dado chocante apresentado pelo líder palestino é que o número de civis mortos em Gaza apenas em outubro já ultrapassou o número total de vítimas civis em todo o conflito na Ucrânia. Shtaye, em seu discurso, lançou um apelo dramático:

“Quantos palestinos precisam morrer para que essa guerra pare? Seis crianças e quatro mulheres mortas a cada hora são suficientes? 10 mil mortos em 30 dias são suficientes? Um mês sem remédios, água e eletricidade é suficiente?”

Além de apelar para o fim da violência, o líder palestino dirigiu-se ao presidente da França, Emmanuel Macron, para destacar as raízes profundas da crise entre os dois países. Shtaye ressaltou que a tragédia que o povo palestino enfrenta não é um evento recente, mas sim uma realidade que perdura há 75 anos, envolvendo campos de refugiados, a Cisjordânia, Jerusalém, o bloqueio e a guerra em Gaza.

O contexto que desencadeou os eventos mais recentes envolveu o ataque-surpresa do grupo palestino Hamas a Israel a partir de Gaza em 7 de outubro, resultando em mortes e sequestros em comunidades israelenses vizinhas. Em resposta, Israel lançou ataques com mísseis e impôs um bloqueio total à Faixa de Gaza, onde mais de 2 milhões de pessoas residem. Posteriormente, em 27 de outubro, Israel lançou uma incursão terrestre em larga escala em Gaza com o objetivo declarado de eliminar o Hamas e resgatar reféns. Até o momento, mais de 10 mil palestinos foram reportados como mortos em resposta a essa ofensiva.

A situação na região permanece crítica, com um crescente número de vítimas civis, necessidades humanitárias urgentes e um apelo internacional por um cessar-fogo imediato.

*Com informações da Sputnik News.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo