Em meio ao conflito em Gaza, as equipes humanitárias da ONU lançaram um alerta alarmante, indicando que uma média de 160 crianças estão sendo mortas diariamente na região, o que equivale a uma morte a cada 10 minutos. O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Christian Lindmeier, destacou que além das mortes, duas crianças são feridas a cada 10 minutos, enquanto suas famílias enfrentam o constante risco de serem vítimas do conflito.
Lindmeier também expressou séria preocupação com a possibilidade de um surto de doenças em massa em Gaza. O porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), James Elder, alertou sobre o aumento do número de vítimas se os jovens continuarem enfrentando restrições de acesso à água e saneamento na área. Ele enfatizou que a situação é trágica e “inteiramente evitável”.
A falta de acesso a água e saneamento também coloca em risco os recém-nascidos na região, com cerca de 180 bebês nascendo todos os dias em meio ao conflito. Mais de 20 deles necessitam de cuidados especializados, aumentando a pressão sobre instalações médicas como o hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza. No último final de semana, 31 prematuros e bebês com baixo peso em cuidados intensivos foram evacuados do local.
A situação nos hospitais de Gaza é precária, com “menos da metade” das instalações funcionando de maneira limitada. Em resposta, há planos para evacuar os 200 pacientes restantes e 50 trabalhadores da saúde do hospital Al-Shifa, diante dos persistentes bombardeios aéreos israelenses que já duram seis semanas, em resposta aos ataques do Hamas iniciados em 7 de outubro no sul de Israel, resultando em 1,2 mil mortes e cerca de 240 reféns.
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




