
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana identificou uma preocupante situação: aproximadamente 49% dos beneficiários do Programa Bolsa Família não cumpriram com o acompanhamento de saúde obrigatório. Com o encerramento da segunda vigência em 31 de dezembro de 2023, as famílias que não atenderem a essa exigência poderão ter seus benefícios bloqueados ou suspensos.
O procedimento de acompanhamento é vital para garantir o acesso aos direitos sociais, especialmente na área da saúde. Ele inclui a atualização do calendário de vacinação, o monitoramento do peso e altura de crianças menores de 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e, no caso de gestantes, o acompanhamento das consultas de pré-natal.
Para evitar o cancelamento do benefício, as famílias contempladas devem se identificar como beneficiárias ao agente comunitário de saúde de sua microárea ou comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de suas residências para o registro dos dados.
Os beneficiários precisam comparecer munidos da Caderneta de Vacinação (para crianças e adultos), o Cartão da Gestante e o número do NIS (Cartão do Benefício) para realizar o acompanhamento.
A SMS ressalta a importância desse procedimento não apenas para a continuidade do benefício financeiro, mas também para garantir a saúde e o bem-estar das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família.
Seja o primeiro a comentar