Descumprimento do acompanhamento de saúde pode gerar o cancelamento do Bolsa Família, alerta SMS de Feira de Santana

Beneficiários do Programa Bolsa Família em risco de bloqueio ou suspensão do benefício por não cumprir acompanhamento de saúde obrigatório.
Beneficiários do Programa Bolsa Família em risco de bloqueio ou suspensão do benefício por não cumprir acompanhamento de saúde obrigatório.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana identificou uma preocupante situação: aproximadamente 49% dos beneficiários do Programa Bolsa Família não cumpriram com o acompanhamento de saúde obrigatório. Com o encerramento da segunda vigência em 31 de dezembro de 2023, as famílias que não atenderem a essa exigência poderão ter seus benefícios bloqueados ou suspensos.

O procedimento de acompanhamento é vital para garantir o acesso aos direitos sociais, especialmente na área da saúde. Ele inclui a atualização do calendário de vacinação, o monitoramento do peso e altura de crianças menores de 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e, no caso de gestantes, o acompanhamento das consultas de pré-natal.

Para evitar o cancelamento do benefício, as famílias contempladas devem se identificar como beneficiárias ao agente comunitário de saúde de sua microárea ou comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de suas residências para o registro dos dados.

Os beneficiários precisam comparecer munidos da Caderneta de Vacinação (para crianças e adultos), o Cartão da Gestante e o número do NIS (Cartão do Benefício) para realizar o acompanhamento.

A SMS ressalta a importância desse procedimento não apenas para a continuidade do benefício financeiro, mas também para garantir a saúde e o bem-estar das famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137189 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário