
Hoje, em 19 de novembro, as Nações Unidas assinalam o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. O secretário-geral, António Guterres, destaca uma realidade sombria: a cada ano, 1,3 milhão de vidas são perdidas e 50 milhões ficam feridos em acidentes de trânsito. Guterres enfatiza a necessidade de mais esforços para prevenir essas tragédias totalmente preveníveis.
O Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, agora em seu terceiro ano, busca reduzir pela metade as mortes nas estradas, com ações que incluem a implementação de convenções de segurança viária da ONU e mobilização de recursos para promover a segurança no tráfego.
Este ano, foi lançada a Campanha Global de Segurança Viária, visando alcançar 1 mil cidades em 80 países. O Fundo de Segurança Viária da ONU está financiando ações em países de baixa e média renda, onde ocorrem cerca de 90% das vítimas de tráfego. Guterres faz um apelo urgente a todos os doadores para aumentarem suas contribuições financeiras e técnicas, destacando a importância de unir forças para tornar as estradas mais seguras em todo o mundo.
Seja o primeiro a comentar