Na última quarta-feira (29/11/2023), a cidade de Feira de Santana foi palco do 1º Fórum de Seguimento Compartilhado do Prematuro, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, reuniu mais de 150 profissionais de saúde, incluindo equipes multiprofissionais hospitalares e da atenção básica. Essa programação marcou o encerramento do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização e prevenção da prematuridade.
Diversos temas relevantes foram abordados durante o fórum, incluindo uma análise da prematuridade no Hospital da Mulher e uma apresentação detalhada e avaliação da terceira etapa do método canguru. Além disso, foram discutidos o fluxograma do serviço social do hospital e a eficácia do uso de cadernetas como ferramenta de monitoramento.
Sabrine Cortiana, fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital da Mulher, que idealizou o projeto, destacou a importância do evento compartilhado.
“O objetivo é estabelecer uma interlocução efetiva entre a atenção hospitalar e a rede básica de saúde para garantir um cuidado aprimorado ao recém-nascido prematuro”.
Aline Lima, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), ressaltou a relevância da prematuridade e da integração entre os serviços.
“Essa conexão entre a atenção básica e um centro de referência como o Hospital da Mulher é de extrema importância. Na UBS, garantimos as políticas de cuidado à mãe e ao filho, desde o teste do pezinho até as periculturas. E em especial no caso dos prematuros, temos atenção para a alimentação, ganho de peso e desenvolvimento motor dessas crianças”.
Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, ressaltou a importância da integração entre a atenção básica e hospitalar.
“O fórum fortaleceu as estratégias de cuidado e aprimorou ainda mais a gestão, promovendo um alinhamento essencial entre os serviços de saúde, garantindo um cuidado integral e coordenado aos prematuros, desde a atenção inicial até o acompanhamento contínuo”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




