O Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá, localizado em Maracás, é uma joia natural essencial para a região, sendo berço do rio que percorre 17 municípios até desaguar em Valença. A Largo Vanádio, comprometida com a preservação ambiental, elaborou, por meio de consultoria técnica, o Plano de Manejo para esse espaço de 31 hectares. Classificado como Unidade de Uso Sustentável, o parque visa conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, promovendo práticas socialmente justas e economicamente viáveis.
A iniciativa, que recebeu um investimento de R$ 408 mil, envolveu um extenso diagnóstico da unidade, abrangendo aspectos geológicos, hídricos, climáticos, flora, fauna e impactos socioeconômicos. A participação comunitária foi fundamental, com oficinas de Planejamento Participativo, reunindo mais de 200 pessoas, e apresentação do plano ao conselho gestor. O zoneamento definiu cinco áreas, incluindo zonas de conservação, uso comunitário, uso restrito, promoção social e recuperação.
Tiago Mauriz, gerente geral de Sustentabilidade da Largo, ressalta a importância do plano para garantir a sustentabilidade do parque.
“É um passo significativo para proteger esse patrimônio natural e promover práticas ambientalmente responsáveis.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




