Oito pesquisadores da USP estão entre os mais influentes do mundo, revela consultoria britânica

Oito professores da USP são destacados na lista "Pesquisadores mais Citados" pela Clarivate Analytics.
Oito professores da USP são destacados na lista "Pesquisadores mais Citados" pela Clarivate Analytics.

O prestígio acadêmico da Universidade de São Paulo (USP) atinge novos patamares, com o reconhecimento de oito de seus docentes na lista “Pesquisadores mais Citados” da consultoria britânica Clarivate Analytics, divulgada na quarta-feira (15/11/2023). Esta avaliação, que destaca a influência global de pesquisadores, aponta a Academia Chinesa de Ciências como líder, com 270 pesquisadores mencionados.

Entre os pesquisadores da USP que se destacam, estão Raul Dias dos Santos Filho e Renata Bertazzi Levy, da Faculdade de Medicina (FM); Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro, Jean-Claude Moubarac e Eurídice Martínez Steele, da Faculdade de Saúde Pública (FSP); e Pedro Henrique Santin Brancalion, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

A seleção, que abrange 7.127 pesquisadores de 68 países, coloca os Estados Unidos no topo, com 2.669 pesquisadores citados, seguidos pela China (1.275) e pelo Reino Unido (574). O Brasil, com 19 pesquisadores na lista, tem na USP a instituição mais representativa, mantendo o mesmo número do ano anterior.

David Pendlebury, chefe de Análise de Pesquisa do Instituto de Informação Científica da Clarivate, ressalta que a lista identifica pesquisadores cuja influência se estende além de suas conquistas individuais, contribuindo para a excelência e inovação na pesquisa.

Pesquisadores da USP

  1. Pedro Henrique Santin Brancalion (Esalq): Professor associado do Departamento de Ciências Florestais, vice-coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Seu foco é o manejo e restauração de florestas tropicais.
  2. Jean-Claude Moubarac (FSP): Colaborador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), pesquisador do Centro de Pesquisas em Saúde Pública da Universidade de Montreal, e membro do Transnut, grupo da Organização Mundial da Saúde.
  3. Geoffrey Cannon (FSP): Especialista em Saúde Pública e políticas internacionais em alimentação e nutrição, contribui para o projeto Nova e alimentos ultraprocessados, além de integrar a equipe responsável pelo Guia Alimentar.
  4. Renata Bertazzi Levy (FM): Pesquisadora científica no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, com experiência em Saúde Coletiva e Epidemiologia, focando em temas como consumo de alimentos e ambiente alimentar.
  5. Maria Laura da Costa Louzada (FSP): Doutora em Nutrição e Saúde Pública, é professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública e pesquisadora do Nupens. Atua como editora associada de importantes revistas na área.
  6. Carlos Augusto Monteiro (FSP): Docente na Faculdade de Saúde Pública, destaca-se por suas pesquisas na área de Nutrição em saúde pública, especialmente em tendências do aleitamento materno e mortalidade infantil.
  7. Raul Dias dos Santos Filho (FM): Professor do Departamento de Cardiopneumologia, é diretor da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Sua atuação abrange ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação.
  8. Eurídice Martínez Steele (FSP): Graduada em Biologia e doutora em Nutrição em Saúde Pública, atualmente realiza pós-doutorado na USP. Seu foco é o estudo da associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a qualidade da dieta.

A lista Highly Cited Researchers, divulgada desde 2014, utiliza a análise de citações de artigos publicados ao longo de uma década, destacando a contribuição excepcional desses pesquisadores para a pesquisa global.

*Com informações do Jornal da USP.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10244 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário