
O prestígio acadêmico da Universidade de São Paulo (USP) atinge novos patamares, com o reconhecimento de oito de seus docentes na lista “Pesquisadores mais Citados” da consultoria britânica Clarivate Analytics, divulgada na quarta-feira (15/11/2023). Esta avaliação, que destaca a influência global de pesquisadores, aponta a Academia Chinesa de Ciências como líder, com 270 pesquisadores mencionados.
Entre os pesquisadores da USP que se destacam, estão Raul Dias dos Santos Filho e Renata Bertazzi Levy, da Faculdade de Medicina (FM); Geoffrey Cannon, Maria Laura da Costa Louzada, Carlos Augusto Monteiro, Jean-Claude Moubarac e Eurídice Martínez Steele, da Faculdade de Saúde Pública (FSP); e Pedro Henrique Santin Brancalion, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).
A seleção, que abrange 7.127 pesquisadores de 68 países, coloca os Estados Unidos no topo, com 2.669 pesquisadores citados, seguidos pela China (1.275) e pelo Reino Unido (574). O Brasil, com 19 pesquisadores na lista, tem na USP a instituição mais representativa, mantendo o mesmo número do ano anterior.
David Pendlebury, chefe de Análise de Pesquisa do Instituto de Informação Científica da Clarivate, ressalta que a lista identifica pesquisadores cuja influência se estende além de suas conquistas individuais, contribuindo para a excelência e inovação na pesquisa.
Pesquisadores da USP
- Pedro Henrique Santin Brancalion (Esalq): Professor associado do Departamento de Ciências Florestais, vice-coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Seu foco é o manejo e restauração de florestas tropicais.
- Jean-Claude Moubarac (FSP): Colaborador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), pesquisador do Centro de Pesquisas em Saúde Pública da Universidade de Montreal, e membro do Transnut, grupo da Organização Mundial da Saúde.
- Geoffrey Cannon (FSP): Especialista em Saúde Pública e políticas internacionais em alimentação e nutrição, contribui para o projeto Nova e alimentos ultraprocessados, além de integrar a equipe responsável pelo Guia Alimentar.
- Renata Bertazzi Levy (FM): Pesquisadora científica no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina, com experiência em Saúde Coletiva e Epidemiologia, focando em temas como consumo de alimentos e ambiente alimentar.
- Maria Laura da Costa Louzada (FSP): Doutora em Nutrição e Saúde Pública, é professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública e pesquisadora do Nupens. Atua como editora associada de importantes revistas na área.
- Carlos Augusto Monteiro (FSP): Docente na Faculdade de Saúde Pública, destaca-se por suas pesquisas na área de Nutrição em saúde pública, especialmente em tendências do aleitamento materno e mortalidade infantil.
- Raul Dias dos Santos Filho (FM): Professor do Departamento de Cardiopneumologia, é diretor da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. Sua atuação abrange ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-graduação.
- Eurídice Martínez Steele (FSP): Graduada em Biologia e doutora em Nutrição em Saúde Pública, atualmente realiza pós-doutorado na USP. Seu foco é o estudo da associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a qualidade da dieta.
A lista Highly Cited Researchers, divulgada desde 2014, utiliza a análise de citações de artigos publicados ao longo de uma década, destacando a contribuição excepcional desses pesquisadores para a pesquisa global.
*Com informações do Jornal da USP.
Seja o primeiro a comentar