A Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), pertencente à Petrobras, atingiu um feito histórico ao processar 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial. A tecnologia por trás desse marco foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da estatal. A Refinaria, localizada em Rio Grande (RS), agora poderá gerar produtos petroquímicos totalmente renováveis, incluindo GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos.
A expectativa é que a RPR produza insumos petroquímicos e combustíveis renováveis, atendendo aos níveis exigidos para formular gasolinas de alto desempenho, praticamente isentas de enxofre. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou o compromisso da companhia com a transição energética, afirmando que a inovação e a transição energética beneficiarão o Brasil globalmente.
O diretor-superintendente da RPR, Felipe Jorge, ressaltou a estratégia de planejar o futuro sem prejudicar o abastecimento atual. Os testes na área do biorrefino começaram a partir de um acordo de cooperação assinado em maio de 2023 entre as empresas acionárias da RPR: Petrobras, Braskem e Ultra. O segundo teste está programado para junho de 2024, visando coprocessar uma carga mineral com bio-óleo, produzindo propeno, gasolina e diesel, todos com conteúdo renovável.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




