PF investiga possível produção de dossiês ilegais sobre adversários políticos de Jair Bolsonaro pela Abin

A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para apurar se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu dossiês ilegais sobre adversários políticos durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com informações do portal UOL, a investigação está vinculada a um inquérito que avalia a suspeita de atividades de espionagem realizadas por servidores da Abin durante o governo Bolsonaro, incluindo o uso indevido do software de espionagem First Mile.

A PF está examinando se o software First Mile foi empregado em conjunto com outras ferramentas de inteligência da Abin para criar dossiês relacionados a opositores políticos do ex-presidente. Segundo o UOL, dois agentes da Abin revelaram ter conhecimento da produção de tais dossiês, especificamente envolvendo membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Os servidores da Abin afirmam que os dossiês não foram devidamente identificados com o timbre da agência, já que teriam sido produzidos sem justificativa e com desvio de finalidade, em contraposição aos documentos requisitados legalmente pela Casa Civil.

A investigação em andamento lança luz sobre alegações de uso indevido de recursos de inteligência por parte da Abin e seu possível envolvimento em atividades ilegais relacionadas à política. O desdobramento desse caso é aguardado com interesse, dada a relevância das alegações em questão.

*Com informações da Sputnik News.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.