Em um evento realizado hoje (23/11/2023), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou à população de Feira de Santana, no interior da Bahia, uma Carteira de Projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento da cidade. Os projetos englobam a ampliação do aeroporto, consolidação do ecossistema municipal de inovação, gestão e inovação do Sistema Educacional, estruturação do Centro Logístico Integrado e a construção da nova Central de Abastecimento. Estes projetos foram selecionados criteriosamente, atendendo aos critérios de transversalidade, potencial inovador, impacto estruturador, factibilidade e risco.
O superintendente Danilo Cabral, ao lado dos diretores José Lindoso (Administração) e Heitor Freire (Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais), ressaltou a importância estratégica dessas iniciativas para a região nordestina. Ele destacou o compromisso em reduzir as desigualdades regionais, conforme estabelecido pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, e enfatizou que Feira de Santana desempenha um papel estratégico ao fazer parte do grupo de 52 cidades nordestinas que podem irradiar o desenvolvimento para seu entorno, beneficiando 83 municípios.
O diretor da Sudene, Heitor Freire, anunciou que os cinco projetos estão prontos para serem apresentados às instituições financeiras, detalhando os instrumentos da Autarquia para a atração e financiamento de empreendimentos, incluindo os fundos regionais (FNE e FDNE) e incentivos fiscais. A elaboração da Carteira de Projetos resultou de uma parceria entre a Sudene, a Prefeitura de Feira de Santana e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com aporte financeiro de R$ 1,6 milhão. As atividades foram conduzidas pelo consórcio Concremat-Tese, visando criar um ambiente favorável à recuperação econômica até 2035 por meio de ações que estimulem o crescimento econômico.
O prefeito Colbert Martins expressou sua gratidão pela parceria e reconheceu a importância dos projetos para Feira de Santana. Ele assegurou que a gestão buscará os recursos orçamentários necessários para transformar esses projetos em realidade, destacando sua preocupação com a desertificação do semiárido e a necessidade de políticas públicas para proteger o bioma e suas comunidades.
Leal Neto, coordenador Local de Projetos para o Estado da Bahia do PNUD, explicou o processo de seleção dos projetos prioritários, que incluiu etapas de identificação de oportunidades, prospecção de projetos e construção de capacidades para implementação. Dos 90 projetos inicialmente identificados, foram escolhidos cinco prioritários para impulsionar o desenvolvimento do município com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão social.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




