União de produtores rurais do Oeste da Bahia resulta em pavimentação asfáltica de mais de 265 km

Produtores rurais no Oeste Baiano investem em asfaltamento como solução própria.
Produtores rurais no Oeste Baiano investem em asfaltamento como solução própria.

Em uma iniciativa inovadora, produtores rurais do Oeste Baiano decidiram agir por conta própria para resolver um antigo problema: a falta de pavimentação. Cansados de esperar por soluções públicas, esses agricultores se uniram para realizar a pavimentação da Estrada do Café, localizada no município de Barreiras, antes das previsíveis chuvas deste mês de novembro. O programa Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está liderando a obra, financiada pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) e pelos próprios produtores associados à Aiba e Abapa.

As máquinas estão operando em três pontos ao longo dos 57,2 km, realizando trabalhos de terraplanagem, compactação e aplicação de massa asfáltica, TSD mais Micro. Iniciada em julho, a obra visa solucionar definitivamente a demanda histórica de melhoria na estrada vicinal, facilitando o escoamento da safra e a mobilidade, especialmente durante o período chuvoso.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Novo Horizonte, Flávio Germiniani, destaca a importância da pavimentação não apenas para os agricultores da Estrada do Café, mas também para aqueles de trechos como o Estrondo. Ele ressalta que, embora o Patrulha tenha apoiado melhorias anteriores, muitas vezes os próprios produtores precisavam utilizar máquinas para desbloquear as estradas após as chuvas, a fim de escoar a produção.

Com cerca de 100 trabalhadores diretos atuando no trecho da Estrada do Café, a coordenadora do Patrulha Mecanizada da Abapa, Daniella da Mota Morais, explica que o programa também supervisiona e apoia outras duas frentes executadas por empresas contratadas.

“Atualmente estamos trabalhando em 70% da extensão da obra, 45% de sub-base e 15% de bases concluídas. O trabalho do Patrulha não para. Depois que as equipes concluírem os serviços de pavimentação, que serão parcialmente interrompidos nas chuvas, elas ficarão de prontidão para os serviços emergenciais para apoiar o produtor rural no acesso às fazendas neste período das chuvas”, explica Daniella.

Ao acompanhar de perto as ações de manutenção e pavimentação das estradas, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, é um entusiasta do Patrulha Mecanizada e destaca o quanto a união dos agricultores, por meio das associações, e do poder público pode transformar a infraestrutura e a realidade de quem percorre as estradas da região.

“Este é um programa que mais expressa o espírito dos agricultores. Com associativismo, parceria, conhecimento e técnica, investimos no presente, pensando no futuro do desenvolvimento, beneficiando diretamente quem mora no Oeste da Bahia”, afirma Bergamaschi.

*Com informações do CompreRural.

Banner da LMarquezzo: Campanha Reserva Humaitá.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 137186 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário