Brasil encerra 2023 sem dívidas com 120 organismos internacionais pela primeira vez em mais de duas décadas; Governo Lula comemora

O Brasil encerra o ano de 2023 sem dever à Organização das Nações Unidas (ONU) e a mais de 120 organismos internacionais, marcando a primeira vez desde o início do século que o país alcança tal conquista. As dívidas foram integralmente quitadas pelo Governo Lula com instituições como a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Mercosul.

Ao saldar essas dívidas, o Brasil recupera direitos e evita possíveis sanções, como a perda do direito a voto na ONU. Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pelos pagamentos internacionais do Brasil, até o final de 2022, o país acumulava cerca de R$ 5 bilhões em dívidas com aproximadamente 120 organismos internacionais. A maior parte desses débitos se concentrou nos últimos seis anos, e ainda resta quitar cerca de R$ 1,2 bilhão até o final do ano.

O governo, agora, planeja uma alteração no tratamento orçamentário dessas despesas. O Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2024 propõe a reclassificação das despesas resultantes de compromissos internacionais, conferindo mais previsibilidade à atuação do Brasil em nível multilateral.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading