A Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED-BA 2023) teve início nesta segunda-feira (04/12/2023), no Hotel Fiesta, em Salvador, reunindo aproximadamente 1,5 mil educadores e especialistas dos 417 municípios baianos. O evento, organizado pelo Fórum Estadual da Educação (FEEBA) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), tem como propósito debater temas cruciais para as políticas educacionais do novo Plano Nacional de Educação. A conferência, que se estenderá até terça-feira (5), é preparatória e deliberativa para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, marcada para ocorrer de 28 a 31 de janeiro de 2024, em Brasília.
Na cerimônia de abertura, a Secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, representando o governador Jerônimo Rodrigues, enfatizou a importância de um evento tão abrangente e diversificado.
“A realização da COEED reafirma o compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues com a Educação. Esse é um momento singular porque a defesa da Educação se faz com debate de ideias,” afirmou a secretária.
O coordenador do FEEBA, João Danilo, saudou os participantes e destacou o papel crucial da conferência na formulação de um plano para a educação brasileira com uma vigência de uma década, abrangendo o período de 2024 a 2034, com foco na garantia do direito e na qualidade da educação para todos, desde a creche até a pós-graduação.
Além da Secretária da Educação, estiveram presentes na abertura da conferência figuras importantes do cenário educacional, como o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação, Heleno Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia, Anderson Passos. Também marcaram presença as reitoras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, além de representantes de órgãos de classe e da sociedade civil envolvidos na realização da conferência. O grupo musical Anarkas, composto por estudantes do Colégio Estadual Lomanto, encerrou a cerimônia apresentando o Hino ao 2 de Julho.
A COEED-BA 2023 promete ser um marco na discussão e construção das políticas educacionais na Bahia, estabelecendo diretrizes que impactarão a educação no estado nos próximos anos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




