Desafios na semeadura da soja: Estiagem atrasa plantio e replantio alcança 14% no Oeste da Bahia

Em contraste com o cenário do ano anterior, os produtores de soja na região Oeste da Bahia enfrentam atrasos significativos na semeadura da oleaginosa devido à estiagem. Em dezembro de 2022, a semeadura estava praticamente concluída; no entanto, neste ano, apenas 77% dos 2 milhões de hectares destinados à soja foram plantados. A falta de chuvas em novembro e dezembro de 2023, responsável por esse atraso, também tem provocado replantios em diversas áreas, especialmente nas microrregiões mais afetadas pela irregularidade das precipitações.

Desafios e Ritmo da Semeadura

O clima adverso se traduz em números preocupantes. A média histórica para dezembro é de mais de 200 milímetros de chuva, mas até agora, apenas 31 mm foram registrados na região. O ritmo da semeadura está atrelado às zonas de distribuição de chuva nas microrregiões do Oeste baiano. Apesar de uma recuperação nas chuvas na última semana, a falta de uniformidade na semeadura persiste, levando muitos agricultores a enfrentar a necessidade de replantio.

Impacto nas lavouras e estimativa de replantio

Com cerca de 1,5 milhão de hectares já plantados, estima-se que aproximadamente 14% da área destinada à soja no Oeste baiano demandou replantio. As precipitações irregulares comprometem o desempenho das lavouras, enquanto a variabilidade climática continua sendo a principal incerteza para os produtores.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading