A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniu-se nesta terça-feira (12/12/2023) para discutir uma série de temas relacionados à sustentabilidade, inseridos na chamada “pauta verde”. Entre os assuntos abordados estão a regulamentação do mercado de carbono no Brasil, a requalificação de áreas degradadas, o biometano e a análise dos resultados da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), ressaltou a importância dos temas ambientais, considerando-os prioritários. Ele expressou críticas em relação à falta de avanços e acordos na COP28, destacando a dificuldade em alcançar resultados práticos. Lupion também abordou a regulamentação do mercado de carbono no Brasil, apontando problemas no atual relatório que não beneficiam os produtores. O deputado criticou a falta de avanço no Acordo de Paris e expressou a preocupação de que o país não se torne uma cobaia de um sistema oneroso para os produtores.
O Projeto de Lei 412/2022, que trata da regulamentação do mercado de carbono, já foi aprovado no Senado em outubro e agora está em análise na Câmara dos Deputados. O modelo proposto defende a coexistência de mercados regulado e voluntário para a redução das emissões dos gases causadores do aquecimento global.










Deixe um comentário