Na Cúpula do Mercosul, que ocorre no Rio de Janeiro, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do bloco voltar sua atenção para os países membros e fortalecer a integração regional. Alckmin observou que, apesar da globalização, o comércio continua sendo principalmente regional, com apenas 10% das transações ocorrendo entre os países do Mercosul, em comparação com 60% na União Europeia.
Durante o evento, Alckmin destacou a entrada da Bolívia no Mercosul como um passo significativo para mais comércio, investimento e desenvolvimento conjunto. Ele sublinhou a necessidade de “redescobrir” a América Latina e a América do Sul como parte integrante da circunstância geopolítica, comercial, cultural e sentimental do Brasil.
O vice-presidente defendeu a melhoria da infraestrutura entre os países do bloco, incluindo rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos, como uma forma vital de promover a integração real. Alckmin também enfatizou o acordo de livre comércio com Cingapura como uma porta de entrada para uma maior integração com a ASEAN e a Ásia, diversificando as exportações e os investimentos.
*Com informações da Sputnik News.








Deixe um comentário