Governador Jerônimo anuncia licitação para VLT de Salvador com investimento de R$ 3,6 bilhões; Obra tinha previsão inicial de R$ 1,5 bilhão e conclusão em 2024

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, autoriza edital para construção do Veículo Leve sobre Trilhos, projeto que visa transformar a mobilidade urbana em Salvador.
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, autoriza edital para construção do Veículo Leve sobre Trilhos, projeto que visa transformar a mobilidade urbana em Salvador.

Na manhã desta terça-feira (26/12/2023), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou uma significativa medida para a mobilidade urbana na capital baiana: a autorização para a licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. O projeto, dividido em três lotes, representa um investimento robusto de mais de R$ 3,6 bilhões, reforçando o compromisso do Governo do Estado em proporcionar opções de transporte rápido, seguro e eficiente à população. Jerônimo destacou que a iniciativa, originada em gestões anteriores, será ampliada, chegando até o bairro de Piatã, na orla da cidade.

O novo projeto do VLT de Salvador

Os investimentos no VLT de Salvador foram distribuídos em três lotes.

Lote 1

O primeiro, com extensão de 16,6 quilômetros, abrange o trecho da Ilha de São João à Calçada, recebendo um aporte de mais de R$ 1,5 bilhão. As intervenções compreendem a execução de uma via permanente, com 17 paradas e uma estação na Calçada, além da recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João, urbanização com iluminação LED e a implementação do sistema de energia, contemplando subestação primária e retificadoras.

Lote 2

O segundo lote, entre Paripe e Águas Claras, com 9,2 quilômetros, é beneficiado com um investimento de R$ 1,2 bilhão. Esse trecho contempla a execução de uma via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de convivência, pista de skate, ciclovias, interligação com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, e a implementação dos sistemas de energia.

Lote 3

Finalmente, o terceiro lote, cobrindo de Águas Claras até Piatã, com 10,52 quilômetros, recebe um investimento de mais de R$ 878 milhões. As obras englobam via permanente, nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias, interligação com o Sistema de Metrô Salvador-Lauro de Freitas e implantação do sistema de energia

Características do VLT de Salvador

O Veículo Leve de Transporte (VLT), também conhecido como monotrilho, é uma obra do Governo do Estado da Bahia que visa ampliar o sistema estruturante de mobilidade em Salvador e na Região Metropolitana. O VLT do Subúrbio é um dos projetos mais modernos e avançados de transporte de passageiros atualmente em construção no Nordeste do Brasil.

  1. Conforto e Sustentabilidade:
    • Os carros do VLT são climatizados, operam com baixos níveis de ruído e proporcionam conforto aos passageiros.
    • As 25 paradas do sistema oferecem ampla visão da região da Baía de Todos os Santos, com ventilação, iluminação natural e moderno acabamento em vidro.
  2. Segurança e Integração:
    • O deslocamento dos carros ocorre sobre vigas-guia elevadas, sem interferência nas vias existentes, minimizando riscos de acidentes.
    • O sistema de portas nas plataformas está vinculado à posição de embarque e desembarque, garantindo segurança.
  3. Capacidade e Trajeto:
    • O VLT do Subúrbio tem capacidade para transportar cerca de 172 mil passageiros por dia.
    • São 28 trens, cada um com 47 metros de comprimento, que circularão ao longo de 23,3 quilômetros.
    • O trajeto liga a capital baiana a Simões Filho, passando por 25 paradas nas linhas laranja e verde.
  4. Trechos Prioritários:
    • O trecho entre Paripe e a Calçada substituirá a antiga ferrovia que atravessava a Avenida Suburbana. O investimento estimado é de R$ 1,69 bilhão.
    • Os trechos que atravessam a Estrada do Derba e as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes também receberão o VLT.

Histórico do atraso da obra

Em 2018, a obra do VLT teve ordem de serviço autorizada pelo governador Rui Costa e o governo chegou a divulgar que o projeto estaria concluído no final de 2024.

Ao longo do tempo, a obra sofreu diversas alterações de prazos, de traçado e de valores. Inicialmente, os estudos previam custos da ordem de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, são previstos R$ 5,2 bilhões para o projeto original que ligaria Salvador à Simões Filho

A obra do VLT do Subúrbio de Salvador está paralisada desde 2021. A suspensão ocorreu após a empresa BYD, responsável pela construção dos trens, entrar em recuperação judicial.

Em 16 de agosto de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), notificou o Consórcio Skyrail, formado pela chinesa Build Your Dreams (BYD) e Metrogreen, que estava rescindindo o contrato que previa a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador. A decisão, fundamentada na urgência de solução para a continuidade do projeto, foi respaldada pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), que apontou a inviabilidade de reequilíbrio econômico-financeiro. O Governo espera que a rescisão seja bilateral, e a empresa chinesa, em resposta formal à notificação, concordou com o distrato.

Estudos para melhoria da mobilidade urbana de Feira de Santana e outras cidades do interior

Além do compromisso com a capital, Jerônimo Rodrigues anunciou estudos em curso para projetos de transporte de massa em diversas cidades, incluindo Feira de Santana. A proposta, segundo ele, é estender os benefícios da infraestrutura de transporte para além da capital, atendendo a demandas em Feira de Santana, Vitória da Conquista e nas regiões de Ilhéus e Itabuna.


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