Governo Lula reconhece estado de emergência em Maceió devido a afundamento do solo

A Defesa Civil Nacional intensifica ações para auxiliar Maceió, Alagoas, após reconhecimento de situação de emergência causada por afundamento do solo.
A Defesa Civil Nacional intensifica ações para auxiliar Maceió, Alagoas, após reconhecimento de situação de emergência causada por afundamento do solo.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, oficializou, nesta sexta-feira (01/12/2023), o reconhecimento sumário da situação de emergência em Maceió, Alagoas. O afundamento do solo, originado por atividades de mineração, desencadeou a medida, que possibilitará a destinação de recursos para assistência à população afetada.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o monitoramento constante da Defesa Civil Nacional e do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), garantindo que, por determinação dos presidentes Lula e em exercício, Geraldo Alckmin, o apoio necessário será providenciado.

“Com o reconhecimento federal, repassaremos os recursos necessários para apoio à população”, afirmou Góes.

Os bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro foram os mais impactados pelos tremores de terra, resultando em isolamento e realocação dos moradores. Segundo a Defesa Civil de Maceió, medições recentes indicam movimentação vertical acumulada de 1,42 metro, com velocidade vertical de 2,6 centímetros por hora.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (1º), a Defesa Civil Nacional, junto a representantes das defesas civis estadual e municipal, discutiu estratégias para atender a população afetada. Os recursos serão solicitados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), abrangendo socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura.

A Defesa Civil Nacional oferece cursos online para capacitar agentes municipais e estaduais no uso eficaz do S2iD, focando em agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142191 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário