Em uma busca constante por aprimorar a segurança e o acompanhamento dos pacientes, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher de Feira de Santana, implementou melhorias no sistema de identificação por pulseiras. Agora, os pacientes, incluindo recém-nascidos, recebem esse adorno que permanecerá com eles desde o momento da entrada até a alta, seja na emergência ou após uma internação.
Jairo Rêgo, coordenador do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da unidade hospitalar, destaca que a iniciativa também abrange os recém-nascidos.
“Todo recém-nascido recebe a pulseira de identificação. Essas pulseiras contêm informações essenciais, como nome da mãe, número do prontuário, data e hora do nascimento e o tipo de convênio, sendo, neste caso, atendimento 100% pelo SUS”.
O Hospital da Mulher utiliza um sistema de prontuário eletrônico que otimizou significativamente o acesso às informações dos pacientes.
“O médico pode consultar, a qualquer momento, dados como exames, evolução anterior, prescrições e acompanhamento da mãe e do recém-nascido, sem a necessidade de solicitar arquivos físicos”, explica Rêgo.
Gilberte Lucas, gestora e diretora presidente da Fundação Hospitalar, destaca a importância dessa implementação para a segurança do paciente.
“A identificação correta é essencial para prevenir possíveis falhas e garantir a segurança do atendimento. Essa melhoria representa um avanço significativo para a segurança e qualidade do cuidado oferecido”.
As pulseiras, estrategicamente colocadas no membro superior esquerdo das mães e em duas partes nos recém-nascidos, visam garantir maior segurança e prevenção em caso de movimentação do bebê durante a permanência no hospital.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




