A crescente disputa entre Venezuela e Guiana por Essequibo começa a influenciar as relações na América do Sul, atingindo inclusive o Brasil. De acordo com fontes do governo ouvidas pelo jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressa irritação com Nicolás Maduro, considerando a investida venezuelana um empecilho para a estratégia lulista de liderança regional.
A ofensiva de Maduro, exemplificada pelo referendo sobre Essequibo, é vista por membros do governo brasileiro como um gesto de “sobrevivência política”, enquanto Lula busca exercer liderança na América Latina. A analogia com a estratégia de Leopoldo Galtieri na Guerra das Malvinas é mencionada, ressaltando os riscos de aventuras belicosas.
O posicionamento do Brasil diante da crise é claro, com emissários do governo informando que o país não apoiará qualquer aventura na região. O presidente Lula, durante a Cúpula do Mercosul, pediu “bom senso” a Caracas, destacando a necessidade de preservar a integração social na América do Sul e evitando conflitos.
O Exército Brasileiro já se antecipou, enviando 60 militares e blindados para reforçar a segurança em Pacaraima, próxima à fronteira com Venezuela e Guiana. Um general experiente na região alerta para o risco de o Brasil ser arrastado para a crise, destacando a importância de proteger o território nacional.
Além disso, os Estados Unidos anunciaram exercícios militares em conjunto com o Exército da Guiana, acrescentando mais um elemento de complexidade à crise em Essequibo.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




