O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está de volta ao Brasil após uma série de compromissos internacionais, incluindo a participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, e visitas à Arábia Saudita, Catar e Alemanha. Durante sua estadia no exterior, Lula assinou acordos bilaterais e buscou atrair investimentos para o Brasil.
Em entrevista durante o programa Conversa com o Presidente, Lula anunciou sua dedicação exclusiva a viagens nacionais em 2024, exceção feita a dois eventos internacionais: o encontro da União Africana, na Etiópia, e o da Caricom, na Guiana. Opresidente expressou seu desejo de percorrer o Brasil, dialogando com prefeitos, governadores e a população, reforçando valores como democracia e respeito.
O ano de 2023 foi marcado pelos esforços diplomáticos de Lula em diversos países, com o intuito de restaurar as relações internacionais do Brasil. Ao retornar, Lula destacou a assinatura de 19 acordos de cooperação com a Alemanha, abrangendo áreas como meio ambiente, agricultura, energia e saúde.
O presidente salientou que o Brasil, ao sediar a COP28, mostrou-se comprometido com a questão climática. A redução de 22,3% no desmatamento na Amazônia foi enfatizada como um passo significativo, apesar de desafios persistentes como os incêndios no Pantanal e as questões ambientais do Cerrado.
Na última etapa da viagem, em Berlim, foram abordadas questões globais, como o endividamento de países africanos e a necessidade de reformas em instituições multilaterais. O Brasil, agora na presidência do G20, tem como prioridades o combate à fome, ao desmatamento e a promoção do desenvolvimento sustentável.
*Com informações da Agência Brasil.










Deixe um comentário