O Palácio do Planalto revelou neste sábado (09/12/2023) que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, telefonou para o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir a crescente tensão em torno da questão do Essequibo. Na chamada, Lula recordou os termos da declaração aprovada na Cúpula do Mercosul e pediu a Maduro que evite “medidas unilaterais”. O líder brasileiro sugeriu que o presidente da CELAC, Ralph Gonsalves, trate do assunto com as partes envolvidas, reiterando o apoio do Brasil. O comunicado destacou a importância de evitar a escalada da situação.
Desde o referendo na Venezuela sobre o Essequibo, a diplomacia brasileira observa com preocupação o agravamento da situação. Nos bastidores, há indícios de que Lula está insatisfeito com os planos de Caracas. Maduro, em suas declarações, mostrou disposição para o diálogo, mas, posteriormente, reforçou a posição da Venezuela, afirmando que não poderão ignorar a vontade soberana do país.
A disputa centenária entre Venezuela e Guiana sobre o território de Essequibo intensificou-se após o referendo venezuelano, onde a maioria votou a favor da Venezuela. A Guiana acionou a ONU, com a Força de Defesa em alerta máximo. O impasse envolve interesses econômicos, especialmente após a descoberta de reservas de petróleo em 2015, impulsionando o crescimento econômico da Guiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




